AVANÇOS NO REÚSO: GS INIMA OBTÉM LICENÇA PARA PRODUÇÃO DE ÁGUA DE REÚSO EM OURO PRETO

AVANÇOS NO REÚSO: GS INIMA OBTÉM LICENÇA PARA PRODUÇÃO DE ÁGUA DE REÚSO EM OURO PRETO

Referência internacional no assunto e responsável pelo maior empreendimento para água de reúso na América do Sul, o Aquapolo, na região do Grande ABC paulista, a GS Inima obteve o licenciamento ambiental para construção e operação da Estação de Produção de Água de Reúso em Ouro Preto.

Tendência em crescimento no Brasil como uma das soluções para o enfrentamento das mudanças climáticas, a produção de água de reúso chegará ao município de Ouro Preto (MG), que é patrimônio cultural da humanidade. A Saneouro, empresa do grupo GS Inima Brasil que opera a concessão dos serviços de distribuição de água e de esgotamento sanitário da cidade desde janeiro de 2020, obteve o licenciamento ambiental para construção e operação da Estação de Produção de Água de Reúso (Epar) Osso de Boi. 

As obras devem durar cerca de 18 meses e o investimento será de R$ 40 milhões. A Epar Osso de Boi devolverá Ouro Preto ao mapa do saneamento básico completo e de qualidade. O município teve o que é considerado o primeiro sistema de tratamento de esgotos da América Latina, implantado no século XIX. Hoje, ainda há resquícios do sistema.  

Referência internacional no assunto e responsável pelo maior empreendimento para água de reúso na América do Sul, o Aquapolo, na região do Grande ABC paulista, a GS Inima também entregará sua expertise no Espírito Santo. No último mês de janeiro, foi a vencedora do primeiro leilão de subconcessão de água de reúso do Brasil, proveniente de parceria entre a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) e a Arcelor Mittal. O consórcio formado por GS Inima Brasil e Tubomills prestará os serviços de tratamento de efluentes da bacia de Camburi (ES) e de fornecimento de água de reúso para utilização industrial da Arcelor Mittal.